quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Dia a Dia do Homem Amazônico

O Dia a Dia do Homem Amazônico

Por: Adalgisa Bandeira de Araujo
Pegagogia (UFAC) Mestre em Turismo (UnB)


“A floresta é a casa dos animais. “Nóis” que vive na mata tem de respeitar; se eles atacam é direito deles se defender; e eles se defendem se forem importunados”. Alexandrino Monteiro, 68 anos, Seringal Amapá – Reserva Extrativista Chico Mendes – Rio Branco – AC.

           
 
 Seu Alexandrino, sua esposa e seus oito filhos, todos eles nascidos e criados na floresta, sobrevivem do que ela produz.Logo cedo, seu Alexandrino, com sua velha espingarda - herança de família - vai à mata, à procura da paca, do tatu, da cotia, ou do veado, ou de alguma presa que lhe forneça carne para o sustento de sua família; enquanto seus dois filhos maiores dirigem-se ao igarapé, com a tarrafa [1], a linha de pesca, e as iscas para pescar o piau, a curimatã, o pacu, ou qualquer outra espécie de peixe que lhe sirva de alimento. Sua esposa, e suas duas filhas maiores, vão ao interior da mata, no roçado, buscar os cereais e legumes cultivados pela família, que serão preparados para a refeição daquele dia.
Somente a sorte dirá se haverá mistura de carne ou de peixe, dependendo da sorte de seu Alexandrino ou de seus filhos.
Ao passar algum tempo, ainda pela manhã, retornam a casa, uns após os outros; desta vez os elogios são para seu Alexandrino que retornou trazendo na estopa [2] uma enorme paca; que servirá para alimentá-los por uns dois dias.
Assim é a vida do florestano nascido e criado na floresta, que vive do que a mesma produz, sem destruí-la, e até a preserva, pois sabe que sem ela nada sobrevive. É certo que ele é um predador, mas o que ele mata, é para a sua própria subsistência.



[1] Equipamento de pesca de formato arredondado, tecido manualmente pelos próprios pescadores, utilizado para pesca em pequenos riachos, lagos e igarapés.
[2] Espécie de bolsa, feita pelos próprios seringueiros, usada para transportar produtos nas estradas de seringa dos seringais da Amazônia.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Trilha Chico Mendes na Adventure Sports Fair 2012

 Trilha Chico Mendes na
Adventure Sports Fair


 2012


De 18 a 21 de Abril - Bienal Ibirapuera, São Paulo.
Contatos:
Operadora: Lorenzo Expeditions.com










Tel: (68) 9292-7564
info@lorenzoexpeditions.com
mackecoturismo@gmail.com